segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O que é o Trauma?



Todos nós já ouvimos alguém dizer, “sinto-me traumatizada com…”, ou “aquela pessoa ficou traumatizada com…”. Há pessoas que passam por situações assustadoras e ficam ilesas, e outras que perante a mesma situação o trauma se instala. Mas afinal o que é isto o trauma? 
Como o trauma se instala em nós? 
Quais os eventos que nos podem traumatizar? 
Como podemos recuperar de uma situação traumatizante?

“A maioria das pessoas pensa no trauma como um “problema mental”, ou um “distúrbio cerebral”, no entanto, o trauma é algo que acontece primeiramente no corpo, que se instala no corpo. O trauma não está no evento ou na mente da pessoa, o trauma está no seu sistema nervoso. Sim os estados mentais associados ao trauma são importantes, mas secundários. O trauma começa no corpo e a mente acompanha. 
O trauma ocorre quando não somos capazes de libertar energias bloqueadas, de nos movermos de forma plena pelas reacções físicas/emocionais relacionadas com a experiência dolorosa.
Trauma não reside no acontecimento externo que induz a dor física ou emocional, nem mesmo na própria dor, trauma incide no fato de nos aprisionarmos a reacções primitivas e aos fatos dolorosos. Trauma não é o que nos acontece, mas o que retemos dentro de nós na ausência de uma testemunha empática.” Peter Levine, (Uma voz sem palavras)

Nem todos os eventos nos traumatiza, depende muito da intensidade e da frequência do evento, e do sistema nervoso de cada um. Os recursos que a pessoa tem no momento para a amparar, podem fazer toda a diferença. Na presença de um evento avassalador é importante encontrarmos um outro empático, mesmo que desconhecido.
Sim podemos recuperar dos traumas, permitindo que o corpo se expresse, “Falando com o corpo” em vez de falar sobre a história, resgatando o nosso "Tigre" interior.
Nas situações de trauma é importante procurarmos um profissional competente no apoio às pessoas com trauma.
Gosto pela informação

Sem comentários:

Enviar um comentário