terça-feira, 1 de setembro de 2015

Libertar tensões



O exercício de hoje é de “cabeça”, isto é, de observação do couro cabeludo, podes fazer exactamente onde estás agora e na posição que te encontras, não necessitas de alterar nada. Convido-te a observar como sentes o teu couro cabeludo, que é bastante diferente da observação dos pensamentos.
Quando levas a tua atenção para o exterior da tua cabeça, mais propriamente para o teu couro cabeludo, o que sentes? Quais as sensações que surgem?
Lista de sensações que podem surgir: podes sentir um género de um capacete, podes sentir arrepios no couro cabeludo, podes sentir um género de formigueiro, podes sentir pressão que pode ser ligeira ou até bastante forte, podes sentir zonas com mais pressão que outras, podes não sentir nada em algumas zonas ou até mesmo não sentir nada por toda o couro cabeludo, podes sentir calor, etc, etc. Não existem sensações certas ou erradas, o desafio é não avaliar, apenas sentir, sentir com mais detalhe possível.
Podes também experimentar fazer auto-massagem com os teus dedos, fazendo ligeiras pressões no couro cabeludo e perceber nas zonas onde pressionas com as pontas dos dedos o que acontece? Se aparece tensão, se aparece dor, se aparece descompressão, se aparece alivio, etc. Se for possível para ti, aproveita para fazer uma auto-massagem por todo o teu couro cabeludo, este agradece.

Gosto pela prática

Sem comentários:

Enviar um comentário