sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A Tristeza não é triste


Muitas vezes nos sentimos tristes, o que nos leva muitas vezes a pensar, “queria tanto estar animado, sem esta tristeza que me persegue”, e se eu te disser, que nessas alturas o melhor é mesmo sentir a tristeza, tu acreditas?
Sim, a tristeza é uma das emoções biológicas universais, que tem como principal propósito a adaptação a alguma perda ou infortúnio da vida. Sem ela seriamos completamente avessos a perdas. 
  • A tristeza ajuda-nos a deixar ir o que perdemos, ou que já acabou, ajuda-nos a despedirmo-nos, a dizer adeus ao que tanto respeitamos, e abrir um novo espaço para o novo, para o crescimento, para novas pessoas ou para novas “coisas”. As lágrimas lavam o corpo, lavam a alma, permitem o desprendimento e a criação de um novo espaço.
  • A tristeza ajuda-nos a abrandar a nossa vida para recuperar um novo olhar, uma nova energia, a recuperar uma nova vida que “surge”. 
  • A tristeza também tem a função de criar empatia nos outros, quando manifestada, permitindo-nos receber cuidados, consolo e ajuda, permiti-nos ter um ombro amigo de suporte num momento difícil das nossas vidas, permite-nos ficar acompanhados. 

Quando expressamos, adequadamente a nossa tristeza e não acumulamos tristezas, entregamos o que é do passado ao passado e mais facilmente nos movimentamos para o presente, prontos e disponíveis para as novas possibilidades.
E tu, como vives as tuas tristezas? Permites-te despedir do teu passado, para estar mais presente? E hoje, já te despediste do ontem?
A tua "qualidade" de alegria é sentida pela tua "qualidade" de tristeza, nada é eterno
heart emoticon

Gosto pela prática

Sem comentários:

Enviar um comentário